Etimologia da Palavra Flamenco
1. Cuchillo , faca: Nome de um tipo de faca baseado no sainete “El soldado fanfarrón” escrito por González del Castillo no século XVIII: "O militar, que sacou para meu marido, um flamenco".
2. Arte do cante e do baile da Andaluzia *gitana. Dicionário Señas da Língua Espanhola para Brasileiros, pg. 580
3. Ave de quase um metro de altura, com a cabeça, as costas e o rabo rosa com as patas e pescoço compridos. Essa se deve a Rodríguez Marín que justificou que os cantaores se vestiam com jaquetas curtas, e eram altos e quebrados de cintura, por isso que pareciam um flamingo.
4- Pertencente ou relativo à antiga região de Flandes (Norte da Bélgica). Teoria provinda de Hipólito Rossy e Carlos Almendro que afirmaram que Flamenco se deve a música polifônica da Espanha, que no século XVI teve muita influência da música dos Países Baixos, como Flandes.
E o viajante George Borrow y Hugo Schuchard diziam que os gitanos eram de procedência germânica, o que explica que se poderia chamá-los de flamencos.
5- Camponês fugitivo ou nômade do termo árabe “Felah-Mengus” segundo o padre Blas Infante em seu livro “Orígenes de lo Flamenco”, reforçando as reminiscências árabes do flamenco e as conotações desta arte com o Oriente.
6- Fanfarrão - de acordo com García Matos. No século XVIII, se apelidava de flamenco todos que se comportavam de forma ostentosa e fanfarrona.
7- Gachós ou andaluzes, nome dado por Antônio Machado ou Demófilo, seu pseudônimo, aos gitanos - quais correspondem com a denominação flamencos.